Blog CNS > Dicas > Dress Code
1110x640_dresscode

Dress Code

O dress code é um código de como se vestir em determinadas ocasiões. Geralmente ele vem indicado no convite do evento com termos como: esporte fino, social, a rigor, etc.

Se você não sabe ou tem dúvidas de como atender a esses códigos, nós vamos te explicar:

Casual ou esporte

O casual indica despojamento, mas cuidado, peças como camisas de manga curta e bermudas não são indicadas, a não ser em eventos específicos como um casamento na praia, por exemplo. Importante lembrar que o traje esporte não tem ligação nenhuma com roupas esportivas.

Para o dia

Para eventos até as 18h, as cores claras podem ser usadas com mais liberdade na parte de baixo, então vale investir em uma camisa de manga longa em cores como rosa, lilás, azul ou branca (para os mais ousados vale até uma estampa de fundo claro) e combiná-las com uma calça de sarja cáqui, cinza clara, branca ou um jeans. Nos pés cabe desde o tênis ao sapato.

Para a noite

Para a noite, a parte de baixo vale um bom jeans escuro, uma calça preta, cinza chumbo ou azul marinho. Pode-se usar tanto as camisas claras quanto escuras, combinações como cinza + preto, azul + cinza, azul + preto assim como rosa + cinza, azul claro + cinza, rosa + preto, azul claro + preto, branco + azul marinho, branco + preto são super assertivas. Mas fique atento para que a parte de baixo seja sempre da cor escura.

Passeio ou esporte fino

O esporte fino requer mais sofisticação no look, não é necessária gravata, mas um bom blazer com camisa ou mesmo com uma t-shirt vai muito bem. Para a parte de baixo, um jeans escuro, uma calça social ou uma calça de sarja, lembrando que, cores claras para o dia e escuras para a noite. Para os sapatos, modelos que misturam o casual com o social são uma boa pedida para modernizar o look, mas o bom e velho sapato social não tem erro.

Passeio completo ou social

Formalidade requerida! Para o passeio completo, o costume (paletó e calça) + gravata ou o terno (paletó, colete e calça) + gravata são necessários. Sapatos sociais nesse caso também são necessários.

A rigor ou black tie

Nesse caso, o look pedido é o smoking. O smoking é um conjunto tradicionalmente formado por um paletó com lapela acetinada, uma calça social com uma faixa acetinada na lateral externa, colete ou faixa, camisa branca com plissado no peito e gravata borboleta. Sua cor padrão é o preto, mas é possível encontrar cores como o azul marinho. Há também a opção do summer smoking, que é no mesmo traje só que com o paletó branco de lapela preta, ele surgiu como opção mais fresca para os eventos formais em época de verão, daí o nome summer.

O black tie é o mais formal dos trajes, portanto sapato aqui, sempre social!

Vale lembrar que essas são dicas de como seguir à risca os códigos do vestir de uma forma tradicional. Mas para os mais ousados, vale quebrar uma ou outra regra para adicionar mais estilo ao look, como por exemplo usando o costume com tênis (desde que não seja de academia), trocar o sapato social por uma bota social, subir a barra da calça e afunilar.
Com bom senso, muito pode ser feito em termos de estilo.